A violência não é opção de vida, e sim reação de uma vida
violada. A família estabilizada e presente é a base para a não violação na construção
da personalidade.
Fatos estatísticos comprovam que a maioria dos detentos,
delinquentes e uma parte das pessoas que mudaram sua opção sexual sofreram
abusos e violações. Seres frustrados que teve sua fase de construção de caráter
interrompido ou, até mesmo, anulado. No seu desenvolvimento torna-se um ser
vazio, sem sentimentos e sem limites ao ponto de reagir às dificuldades da vida
com desespero e fraqueza.
O lar em equilíbrio e atuante é o início e a base que todo
ser precisa e merece para desenvolver o seu lado bom, aprender a lidar com as
adversidades e encará-las com coragem. Passando à frente a opção escolhida com
base nas experiências e não a reação de algo não escolhido, porém imposto.
A violência tem crescido a cada dia por deficiência e falência
do seu principal antídoto: A FAMÍLIA. Violência é a reação de uma ação. Não é
considerada força e sim fraqueza; não é um ato de consciência, entretanto
desespero. Violência é o comportamento não escolhido e sim respondido.
A família segundo alguns autores conceituam é uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações.
ResponderExcluirO ambiente familiar é um local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário na resolução de conflitos ou problemas de algum dos membros. As relações de confiança, segurança, conforto e bem-estar proporcionam a unidade familiar
E concordo totalmente com isso, entretanto acredito que esse ciclo pode ser quebrado a partir do momento que crescemos e passamos a responder por nossos comportamentos e a fazer nossas escolhas. Para quem cresce em meio a um lar destruído a violência é uma via de sobrevivência, mas a partir do momento que crescemos e passamos a discernir e nos tornamos autores de nossas próprias escolhas, cabe a nós continuar ou romper com este ciclo.
Maria, concordo com sua linha de raciocínio. Porém o texto trata de um grau conclusivo do ser que sobre toda sua infância recebeu como lição de casa: tapas na cara e xingamentos de baixíssimo escalão. Estamos falando de um adulto que comete agressões por que recebeu agressão. O texto não fala que ele não pode romper com isso em algum momento de sua vida. Que por sinal, você coloca muito bem. No mais, obrigado por opinar.
ResponderExcluirApenas, pontuei um outro olhar sobre um mesmo assunto. Como todo tema cabe novos olhares, acredito nisso.
ResponderExcluirAgradeço a compreensão e parabéns pelo respeito a diversidade.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue por sinal... que visão, viu? Rs rs rs. Você nos conhece (a mim ou minha esposa)? É que conheço uma Maria Helena - colegial- Grande abraço!
ResponderExcluirInfelizmente não os conheço, sou socióloga e tenho como hobby pesquisar blogs com textos interessantes e que instigue a novas visões, que foi o caso desse belo texto. O qual me atrevi a dar minha contribuição intelectual.
ResponderExcluirFico feliz por ter agradado.
Se for de seu interesse poderíamos trocar e-mail's com textos de nossa autoria ou que nos agrade, acredito sempre ser bom novos contatos intelectuais.
Abraços ao Casal e parabéns pelo texto e reflexão
Claro que quero! Troca de pensamentos intelectuais são sempre bem vindos. Que bom que gostou do Texto. Esse particularmente foi da minha esposa. Mas tenho outros aqui - blog- que são de minha autoria. Dá uma olhada depois e opina também, Maria Helena! Olha, você não sabe o que causou... Deixa eu te contar uma historinha rápida. Minha esposa está entrando para o curso de Comunicação Social, agora, e com muito medo do curso - bobagens dela. Mas a entendo... Já que toda sua experiência profissional sempre foi ligada a área matemática. Porém a pouco tempo tem se interessado pelo curso por causa de mim que já estou no 4º semestre e sempre fui um apaixonado pela escrita. O caso é que ela estava colocando os dotes "ocultos" a prova - pelo menos que servisse de teste para ela poder entrar de fato no curso. Tchan, tchan, tchan... Você foi esse teste! Rs rs rs... Ela chorou quando viu seu comentário! ESSE TEXTO FOI A REDAÇÃO DELA NA FACULDADE! Legal, né? Eu fiz questão de postar e mostrar pra ela seu comentário para a incentivar. Obrigado!
Excluirdilsontrademkt.ba@gmail.com
ExcluirNossaaa, que significativo essa "revelação" vocês não imaginam quanto fico honrada de ter dado essa contribuição, sem nem saber. REALMENTE NÃO IMAGINAM.
ResponderExcluirJá anotei seu e-mail, breve faço contato.
Com certeza confirmamos algo para você também... Pelo menos acredito! Ninguém "se encontra" por acaso. Cada pessoa deixa um pouco dela e leva um pouco de nós. Nos falamos...
Excluir